É uma divindade maligna, um colosso tenebroso, grande como um prédio que se manifesta em lugares considerados sagrados e tidos como importantes para o Deus. Há vários lugares do mundo que se encontram sobre a proteção dessa entidade, onde ela pode se manifestar através de rituais ensinados aos seus cultistas. Para citar apenas alguns: As Florestas da Nova Inglaterra, nas Selvas do Vietnã, no deserto do Atacama no Chile, nas Colinas de Golan em Israel e em boa parte do Egito. Quando invocado, o Andarilho das Trevas vaga sem destino causando morte e destruição a tudo o que cruza seu caminho.
Na sua primeira aparição em "Nyarlathotep", ele é descrito como um "homem alto e moreno", semelhante a um antigo faraó egípcio . Nesta história, ele vagueia pela Terra, reunindo legiões de seguidores , mas também possui varias formas é frequentemente descrito como um ser sem face.

Nyarlathotep legaliza a vontade dos Deuses Extraterrestres e é o seu mensageiro, coração e alma; é também um servo de Azathoth, cujos desejos ele cumpre de imediato. Ao contrário dos outros Deuses Extraterrestres, causar loucura é-lhe mais importante e aprazível do que morte e destruição. Alguns sugerem que ele destruirá a raça humana e, possivelmente, a Terra igualmente.
Lembra-me muito mais e melhor, pois parece desde a superfície, em essência profunda, Jeová.
ResponderExcluir