YETI (O Abominável homem das neves).

                                 
  
  As lendas sobre o Yeti são originárias do Tibete, mas se espalharam por toda a região ao longo das rotas comerciais para o Nepal através dos Sherpas, etnia que vivia nas regiões mais montanhosas do país, no alto dos Himalaias. No entanto, relatos de encontro com o animal misterioso são registrados em todos os continentes da Terra, com exceção da Antártica.
O abominável homem das neves é retratado como tendo cerca de 2 metros de altura, e uma enorme força bruta. É relatado como tendo o mesmo odor fétido, característicos das criaturas citadas em varias civilizações, assim como o Mapinguari, na Amazónia, o Sasquach, no Canadá, o Bigfoot, nos Estados Unidos, Skunk Ape, na Flórida e Orange Pendek, na Indonésia (Existe uma teoria científica que aponta a possibilidade dessas criaturas serem descendentes directos do Gigantopithecus, primata já extinto, maior que um gorila e que possuía dentes parecidos com os dos humanos. Seu parente vivo mais próximo é o orangotango. Em 2007 foi organizada uma expedição em busca do Big Foot, mas nada foi encontrado. Gigantopithecus, primata já extinto).

  Enquanto o Pé Grande tem o corpo coberto por pêlos castanhos avermelhados, o Abominável Homem das Neves, ou Yeti, tem pelagem cinzenta e branca, que se confunde com a neve da região dos Himalaias, no Nepal e no Tibete. Ali ele é visto de tempos em tempos por alpinistas e locais desde o século XIX. Tibetanos, nepaleses, sherpas e exploradores ocidentais afirmam ter encontrado rastos - principalmente pegadas - não de uma, mas de várias criaturas nas montanhas Himalaias.

  Em 1951 o alpinista Eric Shipton fotografou o que  declarou ser uma pegada de um Yeti. A fotografia
foi então publicada e ganhou atenção nos meios de comunicação social.O registo visual mais famoso até hoje, ocorreu com o explorador Anthony Wooldridge em 1986. Ele estava acampado nas montanhas localizadas no norte da Índia. Ele teria visto o Yeti a alguns metros do acampamento. Segundo ele, o Yeti teria ficado imóvel por 45 minutos. Depois que o local foi examinado, foi descoberto que o Yeti avistado seria apenas uma pedra coberta de neve. Anthony Wooldridge admitiu que havia se enganado.

Em 1961, o governo de Nepal declarou oficialmente a existência do Yeti.Até hoje, ninguém conseguiu uma prova da existência do Yeti, embora muitos rumores tenham sido registados.


Compartilhe Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This Share on Google Plus Share on Tumblr

0 comentários:

Um Bestiário © 2015. Todos os direitos reservados | Powered By Blogger | Blogger Templates

Designed by-SpeckyThemes